quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Encontro Internacional - Formação em Gestão Cultural






O Encontro Internacional Formação em Gestão Cultural, ocorrido entre os dias 1 e 3 de agosto no SESC Vila Mariana reuniu convidados da América Latina e Europa para discutir a formação para a gestão cultural na atualidade. 

Representantes de universidades e instituições de diversos países da América Latina e Europa, que possuem cursos na área em questão, abordaram o tema sob variadas perspectivas e apresentaram experiências de aprendizagem e pesquisa, oferecendo um panorama atual do ensino e formação.

O evento também marcou o início dos trabalhos do Centro de Pesquisa e Formação que tem como principal intenção promover ações de formação, estudos, pesquisas, metodologias de trabalho e informação, assim como discussões de temas ligados à cultura e à arte, com ênfase na gestão e na mediação culturais.

Confira os vídeos do encontro:    


Painel 1

Angel Mestres Vila (ES) - Mestrado em Gestão Cultural – Universidade de Barcelona.
Paulo Cesar Miguez (BR/BA) - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Universidade Federal da Bahia.






Painel 2

Andrea Fantoni (UY) - Centro Latinoamericano de Economía Humana - CLAEH.
Dennis de Oliveira (BR/SP) - Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos CELACC - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação Universidade de São Paulo - USP.
Kátia de Marco (BR/RJ) - Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Cultural - Universidade Candido Mendes - UCAM.






Painel 3

Alfons Martinell Sempere (ES) - Universitat de Girona/Catedra UNESCO.
José Teixeira Coelho (BR/SP) - Observatório Itaú Cultural - Curso de Especialização em Gestão Cultural.
Roberto Guerra (CL) - Escuela de Gestores y Animadores Culturales - EGAC.






Painel 4

Fernanda Del Valhas Piccolo (BR/RJ) - Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFR.
Andrea Costa (BR/RN) - Graduação Tecnológica, Tecnologia em Produção Cultural - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.






Painel 5

Soledad Galhardo e Gley Fabiano Cardoso Xavier (BR/SP) - Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado - Departamento de Comunicação e Artes - SENAC.
José Luis Mariscal Orozco (MX) - Instituto de Gestión del Conocimiento y del Aprendizaje en Ambientes Virtuales - Licenciatura en Gestión Cultural.






Painel 6

Laura Romero (AR) - Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño Universidad Nacional de Mar del Plata - Tecnicatura en Gestión Cultural.
Luiz Augusto (BR/RJ) - Graduação em Produção Cultural - Universidade Federal Fluminense - UFF.






Painel 7

Isabel Babo-Lança (PO) - Pós-Graduação em Comunicação e Gestão Cultural (Universidade Lusófona do Porto) (mantém)
Ursula Rucker (AR/Buenos Aires) - Presidente da Associação de Gestores Culturais da República Argentina - AgeCultuRA.(mantém)
José Alejandro Tasat (AR) - Professor e Coordenador de Gestão e Articulação Acadêmica da Universidade Nacional Três de Fevereiro - UNTREF.







Nenhum comentário:

Postar um comentário