quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

2005 a 2015 - Década de inclusão dos Ciganos


A criação da Década de Inclusão dos Ciganos que abarca os anos entre 2005 a 2015, é uma iniciativa de oito países da Europa central e do sudoeste europeu, com o objetivo de melhorar as condições sócio-econômicas e promover a inclusão social dos ciganos nessa região. A iniciativa que surgiu em 2005, é o primeiro projeto multinacional na Europa a melhorar ativamente a vida desse povo.

Oito países participam do projeto: Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria, Macedônia, Romênia, Sérvia e Montenegro e Eslováquia. Todos esses países têm uma minoria cigana signifactiva, e que tem sido vítima de desvantagens econômicas e sociais.

Em 2005, os governos desses países se comprometeram a diminuir a diferença nas condições de vida e bem-estar que há entre os povos ciganos e o resto da população, bem como a acabar com o ciclo de pobreza e exclusão no qual muitos ciganos se encontram.

Em consonância com os ideiais da Década de inclusão dos ciganos, Budapest, capital da maior cidade da Hungria, criou uma campanha em vídeo sobre as mulheres ciganas. O vídeo de quatro minutos que traz a mensagem “Sou uma mulher cigana, sou uma mulher europeia, sou uma mulher”, foi produzido para o Dia Internacional da Mulher de 2009, e apresenta declarações pessoais de cinco Ciganas ativistas de direitos humanos. O vídeo foi filmado em diversos assentamentos ciganos em toda a Europa.

Nestes tempos de crise, com o extremismo e a violênciaque ameaçando os Ciganos na Hungria e em outros lugares, a campanha convida o público a respeitar os Ciganos em toda a sua diversidade.

Uma versão de húngara de 30 segundos do vídeo, foi exibida a partir de março de 2009 em centenas de locias públicos na Hungria, como estações de metro, centros comerciais, restaurantes, etc.

Fonte:
http://www.romadecade.org/erpc-time-to-tackle-nov-2011
http://www.romadecade.org/551

Vídeo: Sou uma mulher cigana, sou uma mulher européia, sou uma mulher!




Nenhum comentário:

Postar um comentário