sábado, 14 de abril de 2012

Camponeses do Araguaia - A Guerrilha vista por dentro

     


      O documentário "Camponeses do Araguaia - A Guerrilha vista por dentro", noticia os fatos que ocorreram antes e durante o genocídio que acarretou na morte de vários comunistas, que no Araguaia  lutavam por um país justo e democrático.

      Transcorridos quase 40 anos, a Guerrilha do Araguaia permanece um episódio inconcluso. Os documentos oficiais referentes a esse destacado movimento de resistência armada à ditadura militar e de luta pela conquista da democracia permanecem sob sigilo. Os restos mortais de guerrilheiros continuam desaparecidos, pois a repressão cometeu o crime de ocultá-los.

      Por outro lado, os camponeses da região que foram vítimas de torturas e violências não usufruem da lei que criou o Regime do Anistiado Político. Mesmo alguns já reconhecidos como tal pela Comissão de Anistia tiveram essa conquista suspensa por decisão de um juiz federal do Rio de Janeiro.

      O povo brasileiro tem o direito de saber sobre a sua própria história. A quebra do sigilo dos documentos contribui para o resgate da verdade e da memória. Aos familiares dos desaparecidos do Araguaia, deve ser assegurado o direito humanitário de um funeral honroso aos seus mortos.

      É inadmissível que os camponeses que foram torturados não sejam beneficiados pela Lei da Anistia. O fato de o Estado brasileiro reconhecer as atrocidades contra eles e lhes conceder a merecida indenização contribuirá para que no futuro não se repitam esses crimes hediondos.


Ficha técnica
Camponeses do Araguaia - A Guerrilha Vista Por Dentro
País de origem: Brasil
Gênero: Documentário
Ano: 2010
Diretor: Vandré Fernandes
Película: digital
Formato: cor
Duração: 73 min

Fonte: Fundação Maurício Grabois







Nenhum comentário:

Postar um comentário