domingo, 30 de dezembro de 2012

Meus novos cabelos loiros





Sempre gostei de cabelos loiros, desde pequena. Me lembro que quando era criança escutei a Xuxa falar em seu programa uma dica muito legal, que era colocar leite no cabelo e ir para o sol para ele clarear um pouco. Lógico que testei isso, já que era criança e por isso não tinha acesso a tintura ou água oxigenada com descolorante. Eu passava o leite no cabelo e ia para o sol, onde assava que nem um frango no forno para descolori-lo um pouco. Eu só me submetia a esse suplício porque percebia que tal procedimento realmente funcionava. O leite dava um clareamento discreto, mas era o único que eu poderia obter sendo criança, ainda mais que minha família mal tinha dinheiro para o aluguel e às vezes até para a comida. Apesar de eu sair vermelha do sol, o pior era o constrangimento que sentia quando as pessoas perguntavam:

- Estou sentindo um cheiro de leite! De onde será que ele está vindo?

Eu tinha vergonha de dizer que o cheiro vinha de meu cabelo, e que eu estava fritando ali para ficar loira. Às vezes eu até explicava de onde vinha o cheiro, outras vezes fazia de conta que não sabia de nada. Isso dependia da pessoa que perguntava, de meu humor no dia, o contexto da pergunta, etc. E assim segui torrando no sol por muitos anos.  

Um dos dias mais felizes de minha vida, foi quando já mocinha passei tintura loira em meu cabelo pela primeira vez. Eu nunca havia conseguido em anos de leite ao sol, o resultado que a tinta deixara em meus cabelos em somente alguns minutos. Abençoado aquele que inventou a tintura de cabelo! Quando vi o resultado de imediato pensei:

- Acabou meus dias de suplício embaixo do sol escaldante!

Com certeza, uma boa parte de minha cota de exposição ao sol eu gastei clareando os cabelos. E eu nunca quis um clareamento discreto. Eu queria um ter um cabelo loiro claro, claríssimo! Cor de leite.  

Depois de adulta conheci a descoloração e enfim pude ter cabelos loiros platinados, cor de leite ou quase brancos, como sempre sonhara. Usei essa cor no cabelo por alguns anos, mas como a química os estragava muito às vezes ia para um loiro mais escuro ou mesmo para a cor vermelho vinho, que amo de paixão. Chegava a ficar uns dois anos com os cabelos vermelhos, mas sempre acabava voltando para o loiro. Como o meu primo cabeleireiro dizia e o meu atual cabeleireiro diz:

- Eu tenho a alma loira!

Este fim de semana resolvi clarear mais os cabelos, os descolorindo e depois matizando com a tinta que já uso há alguns anos. Apesar dela ser muito clara, não deixa o meus cabelos tão loiros como eu queria sem descoloração prévia.

Antes da descoloração meus cabelos estavam assim:






Esta cor de cabelo era o resultado da tintura louro claro dourado acinzentado da Nutrisse (9.13 - Cristal) com minha cor natural de cabelo, que é castanho claro ou loiro escuro, não sei dizer exatamente.  

Depois da descoloração meu cabelo ficou assim:





Até que gostei do resultado. Fazia muito tempo que não usava um cabelo assim tão claro. Eu até pensei em não mexer mais nele, não clareando novamente ou tacando tintura. Por fim,  resolvi matizá-lo porque ele havia ficado alaranjado, usando a coloração que costumo usar já que ela é "acinzentada" e a cor cinza combate o tom laranja deixado pela descoloração.

Depois de aplicar tinta meu cabelo ficou assim:






Parece não haver quase nenhuma diferença na cor das duas fotos, mas com a matização o cabelo ficou clarinho, puxando para o dourado e não para o laranja de antes. Daria para ver melhor o resultado se eu não tirasse as fotos sozinha, usando a câmera traseira do meu celular e ainda sob uma luz ruim. 

Assim que vi o resultado final achei que meu cabelo estava melhor como era antes, um pouco mais escuro. Acho que agora ficou claro demais, mas é sempre assim nos primeiros dias. Eu demoro um pouco para me acostumar com o novo visual.  Também sei que assim que a raiz começar a crescer e eu usar somente tinta de novo, sem descoloração, ele vai escurecer um pouco, ficando na cor adequada.

Sem crise, vou esperar com calma o tom certo chegar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário