sábado, 13 de outubro de 2012

The afflicted - filme "Os aflitos"





Comecei a assistir o filme "The Afflicted" - em português "Os aflitos" - e um pouco depois da metade do filme desisti de vê-lo, pois achei os adolescentes muito passivos em relação aos abusos das mãe. Em outros filmes crianças menores do que eles fogem, pedem ajuda, até mesmo atacam seus progenitores para se defender. 

No outro dia, curiosa para saber até onde ia tamanha passividade voltei a assistir o filme, o vendo até o final. Só depois que ele acabou "me caiu a ficha" que pessoas dentro de uma situação de violência, muitas vezes criam um vinculo doentio com o algoz e não conseguem se defender. Muitas precisam de ajuda para tomar a decisão de dizer não a violência, denunciando o seu agressor. Se isso já é difícil para adultos, para adolescentes então se torna muito pior. E no filme uma das adolescentes tenta denunciar a situação em que viviam, mas ao não ser ouvida desiste de procurar ajuda.   

Recomendo que vejam o filme, mas alerto que é preciso ter sangue frio para isso, pois ele é chocante. O pior de tudo é que foi baseado em fatos reais. 


Sinopse do filme: 

"Os aflitos" é um filme intenso e inquietante, baseado em uma história real. Ele foi escrito e dirigido por Jason Stoddard e  filmado no ano de 2010 nos Estados Unidos.  

No filme, Maggie é uma mulher perturbada e inflige a seus quatro filhos um nível inimaginável de abusos. Ela defende suas ações com suas próprias interpretações distorcidas da Bíblia. 

Seu marido Hank está desesperado para deixar seu casamento fracassado e a mulher distante, mas deixá-la é mais difícil do que ele originalmente havia planejado. 

Grace, a mais nova de três irmãs é a testemunha do abuso desgastante física e mental que sofre suas irmãs mais velhas. Seu irmão por ficar pouco tempo na casa e "ajudar sua mãe" sofre menos. 

Escapar da ira de sua mãe parece impossível e se mostra mortal." 







3 comentários:

  1. Assisti ao filme e achei muito bom, bom pois retrata uma realidade inimaginável, porém, mais frequente do que se pensa!
    Outro fato importante é que analisando a real história e o relato da filha que fugiu (sim, uma se salvou), podemos ver que essa era a vida que conheciam, para eles já era corriqueiro.
    Trabalho com mulheres em situação de violência e a dinamica é mesmo essa que vc mencionou, medo, insegurança, amor...
    A violência é muito perversa e se alimenta de uma sociedade injusta e mesquinha!

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão, Daniela, quando fala que esses fatos que o filme mostra é mais frequente do que se pensa. São tantos os casos de violência doméstica, onde há abuso sexual, carcere privado, tortura psicológica, etc. que acontecem no Brasil e no mundo, onde muitas vítimas morrem.
    A sociedade também contribui para que essa violência se perpetue, quando se cala e a aceita como normal, chegando mesmo a culpar a vítima da violência que recebe. Vemos isso claramente no Brasil em relação a mulher que apanha do companheiro, que muitos chamam de "mulher de malandro" por apanhar e não conseguir reagir, hostilizando-a em vez de ajudá-la.

    ResponderExcluir
  3. Assisti sobre esse caso no A&E há uns 5 anos atrás, de todos os casos contados no programa Cold Case esse foi o único que me tirou o sono, até hoje não consigo entender como uma mãe consegue fazer tudo o que essa louca fez!É realmente inacreditável!!

    ResponderExcluir