sexta-feira, 30 de março de 2012

Retratos da Leitura no Brasil


      Instituto Pró-Livro apresenta os resultados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro.

      O estudo revela que a média de livros lidos por habitante no País é de quatro obras por ano, e que o consumo de livros aumentou consideravelmente. Para chegar aos indicadores de leitura e traçar o comportamento dos mais de cinco mil entrevistados em 315 municípios nacionais, o IBOPE Inteligência, contratado pelo Pró-Livro, considerou a distribuição da população de mais de cinco anos, pelas regiões brasileiras, baseada nos dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 para definir a amostra a ser estudada: Norte (8%), Centro-Oeste (7%), Nordeste (28%), Sudeste (42%) e Sul (15%).

      De acordo com os dados da pesquisa realizada entre junho e julho de 2011, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos, deste total, o brasileiro lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes. Os dados podem ser considerados bons, uma vez que o mercado brasileiro de livros está aquecido.

      Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo, principalmente da chamada nova classe média, que reflete na melhora do percentual de aquisições de obras registrado pela pesquisa, de 45% em 2007 para 48% em 2011, e o crescimento das novas tecnologias, como os e-books, que apresentam mais familiaridade com os jovens”, afirma.

      Hoje, o Brasil é composto por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas. Neste conceito, foram considerados leitores apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Há também cerca de 50% de não-leitores. A pesquisa do IPL apontou ainda que é maior o índice de leitoras no País, com 53%, enquanto que o sexo masculino representa esse percentual com 43%.

Fonte:
CBL (Câmara Brasileira do Livro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário