terça-feira, 9 de outubro de 2012

Medicamento de alto custo





Essa charge me lembra de uma coisa que escutei há três anos atrás.

Eu trabalhava no 0800 de um laboratório médico, esclarecendo dúvidas sobre medicamentos para médicos, farmacêuticos, pacientes, etc.  Tudo isso sob a supervisão de profissionais da área da saúde. 

Uma vez atendi uma senhora que estava perdendo a visão e precisava usar o colírio que o laboratório fabricava. Ela ligou para perguntar quanto custava o colírio e na época o preço era R$ 5.000,00, o valor de um carro popular usado.

Quando essa senhora escutou o valor, disse algo assim para mim: 

- Minha filha, eu não posso pagar isso. Acho que vou me conformar em ficar mesmo cega! 

Sua voz estava desolada. Até hoje fico chocada ao me lembrar disso.

Em um caso desses se pode recorrer ao Ministério Público para medir o medicamento. Eu não sabia disso e ainda hoje muitas pessoas como aquela senhora não sabem.

Isso deveria ser esclarecido ao paciente pelo médico ou alguém do atendimento do hospital. Devia ser dito nos meios de comunicação. É direito!

Espero que essa senhora tenha ficado bem. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário