segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ciclo de debates: Gênero e Direitos Humanos






Ciclo de debates - Direitos humanos e desenvolvimento

Módulo IV - Gênero e direitos humanos


Coordenação de Sérgio Adorno e Moacyr Novaes 

Nos dias 2, 11, 18 e 25 de outubro, a partir das 19h, o Maria Antonia recebe os sociólogos e cientistas políticos Heloisa Buarque de Almeida, Tamara Amoroso Gonçalves, Eva Alterman Blay, Marcela Barroso, Fátima Jordão, Sérgio Barbosa, Roseli Goffman, Bia Barbosa, Clóvis de Barros Filho, Rodolfo Ponce de León, Laura Davis Mattar e Bia Galli, no quarto módulo do ciclo de debatesDireitos humanos e desenvolvimento, uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV). 

O quarto módulo do ciclo de debates Direitos humanos e desenvolvimento discute as relações de gênero e os direitos humanos, abordando questões como o impacto da formulação e desenvolvimento do conceito de gênero para a garantia e o reconhecimento em normas jurídicas dos Direitos Humanos das mulheres; as discussões sobre a violência contra a mulher e os obstáculos para a sua superação, tendo como cenário a aprovação da Lei Maria da Penha e as dificuldades para sua implementação; as tensões entre a representação da mulher e a liberdade de expressão, tendo como foco a construção do feminino pela mídia brasileira e as expressões de violência simbólica; e as discussões relativas à legalização do aborto no Brasil e a garantia dos demais direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.


Programação

2 de outubro

Gênero e direitos humanos
Com Heloisa Buarque de Almeida, Tamara Amoroso Gonçalves e Eva Alterman Blay
Terça-feira, 19 às 22h

11 de outubro 

Violência contra a mulher: a Lei Maria da Penha 
Com Marcela Barroso, Fátima Jordão e Sérgio Barbosa 
Quinta-feira, 19 às 22h 

18 de outubro 

A imagem da mulher na mídia: violência simbólica
Com Roseli Goffman, Bia Barbosa e Clóvis de Barros Filho 
Quinta-feira, 19 às 22h 

25 de outubro 

A maternidade como um direito 
Com Rodolfo Ponce de León, Laura Davis Mattar e Bia Galli 
Quinta-feira, 19 às 22h 


Sérgio Adorno é professor de Sociologia da FFLCH-USP, coordenador científico do NEV-USP, e coordenador da Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados da USP.

Moacyr Novaes é professor de Filosofia da FFLCH-USP e diretor do Centro Universitário Maria Antonia da USP. Publicou, entre outros, A razão em exercício. Estudos sobre a filosofia de Agostinho (Discurso Editorial & Paulus, 2010).

Heloisa Buarque de Almeida é professora de Antropologia na USP. Publicou, entre outros, Telenovela, consumo e gênero: "Muitas mais coisas" (Edusc, 2003) e organizou Gênero em matizes (Editora da Universidade São Francisco, 2002).

Tamara Amoroso Gonçalves é mestre em Direitos Humanos pela USP. Publicou Aborto e religião nos tribunais brasileiros (Instituto para a Promoção da Equidade, 2008).

Eva Alterman Blay é professora da pós-graduação em Sociologia na USP. Publicou, dentre outros, Gênero e universidade (NEMGE/USP, 1992) e Assassinato de mulheres e direitos humanos (Editora 34, 2008).

Marcela Barroso é mestre em Direitos Humanos pela USP e pesquisadora do NEMGE/ USP, publicou diversos artigos em veículos acadêmicos.

Fátima Jordão é socióloga e especialista em pesquisas de opinião. Fundadora do Instituto Patrícia Galvão, e assessora de pesquisa da TV Cultura.

Sérgio Barbosa é professor de Filosofia e Sociologia na FMU, e coordena o curso de reeducação para homens acusados de violência doméstica no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.

Roseli Goffman é psicóloga clínica pela UFRJ e coordenadora de Mobilização e Organização do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Bia Barbosa é jornalista e integrante do grupo Intervozes.

Clóvis de Barros Filho é professor de Ética na Escola de Comunicação e Artes da USP. Publicou, dentre outros, Ética na comunicação – revista e atualizada (Summus, 2008) e A vida que vale a pena ser vivida (Vozes, 2010).

Rodolfo Ponce de León é ginecologista e assessor internacional de Saúde da Mulher.

Laura Davis Mattar é formada em Direito pela PUC-SP, doutora em Saúde Pública pela USP, e coordenadora do Projeto Direito à Saúde da Mulher Negra.

Bia Galli é advogada e integrante do IPAS e CLADEM/Brasil.


Ciclo de debates - Direitos humanos e desenvolvimento 

Módulo IV - Gênero e direitos humanos 


2, 11, 18 e 25 de outubro
Horário: 19:00 às 22:00 h

Entrada franca - 90 lugares
Retirar senhas 30 minutos antes

Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 - 3º andar – salão nobre
Informações: (11) 3123 5200

www.facebook.com/maria.antonia.usp 
twitter.com/mariantonia_usp


Nenhum comentário:

Postar um comentário