terça-feira, 25 de dezembro de 2012

José de Alencar - livros para download





José Martiniano de Alencar nasceu em Messejana, na época um município vizinho a Fortaleza

A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, quando José de Alencar tinha onze anos. Ele foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar e no ano de 1844 matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. Fundou, na época a revista Ensaios Literários, onde publicou o artigo questões de estilo. Formou-se em direito em 1850 e em 1854 estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857, mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.

José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" e "cabelos tão escuros como a asa da graúna". O segundo tem por personagem Ubirajara, valente guerreiro indígena que durante a história cresce em direção à maturidade.

Produziu também romances urbanos Senhora, 1875; Encarnação, escrito em 1877, ano de sua morte e divulgado em 1893, regionalistas O Gaúcho, 1870; O Sertanejo, 1875 e históricos Guerra dos Mascates, 1873, além de peças para o teatro. Uma característica marcante de sua obra é o nacionalismo, tanto nos temas quanto nas inovações no uso da língua portuguesa. Em um momento de consolidação da Independência, Alencar representou um dos mais sinceros esforços patrióticos em povoar o Brasil com conhecimento e cultura próprios, em construir novos caminhos para a literatura no país. Em sua homenagem foi erguida uma estátua no Rio de Janeiro e um teatro em Fortaleza chamado "Teatro José de Alencar". A Praça José de Alencar (Ceará) é uma homenagem da sua cidade natal.


Faça gratuitamente o download de algumas de suas obras:


Romances


Teatros


Manuscrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário