segunda-feira, 19 de março de 2012

TecnoMacumba - O canto dos Orixás







      Desde sua estréia fonográfica, há nove anos, a cantora maranhense Rita Ribeiro mostrava seu apego à musicalidade reverente às tradições religiosas afro-brasileiras. Já no primeiro disco, ela readaptou Jurema, ponto de umbanda, com destaque. Ali já havia o embrião do projeto Tecnomacumba, que viria a tomar corpo quando Rita montou um show exclusivamente com músicas com temática fincada na religiosidade vinda do candomblé e da umbanda, incluindo citações a pontos tradicionais, próprios dos terreiros. O show virou sucesso de público e de crítica.

      Ao repertório escolhido - entre composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Dorival Caymmi, Wilson Moreira, Gerônimo, etc -, Rita Ribeiro buscou citações tiradas em pontos de terreiro, dividindo pelos santos consagrados. Por exemplo, em É D´Oxum (Gerônimo/ Vevé Calasans), ela cita alguns versos de pontos dedicados a Oxum vindos dos terreiros praticantes das religiões afro-brasileiras. O resultado garante uma riqueza ainda maior ao simples fato de transpor para a música eletrônica as batidas, o que daria um resultado apenas curioso. Ela enriquece uma idéia que já nasceu interessante e supera expectativas.

      Algumas músicas, como a própria Jurema (domínio público) e Cocada (Antônio Vieira), que já tinham sido registradas por ela, ganham mais brilho e contemporaneidade. Cavaleiro de Aruanda (Tony Osanah) também já vinha sendo ouvida nas festas. É interessante notar que, apesar de boa parte das músicas já terem feito sucesso nas vozes de outras intérpretes - em especial Clara Nunes - intérprete que Rita Ribeiro sempre creditou como influência - como é o caso de A Deusa dos Orixás, as versões deste CD apontam para outras leituras bem distintas, sem parecer um mero decalque.

     Assista um trailer do show do CD Tecnomacumba:






Nenhum comentário:

Postar um comentário