sábado, 1 de setembro de 2012

Sombras da Noite - Stephen King






Eu sempre gostei de filmes e histórias de terror. Criança ainda adorava ver na TV filmes de vampiros, mortos vivos, monstros, etc. e escutar histórias de assombração contadas pelos adultos. Eu tinha até um pouco de medo, mas gostava muito desse mundo sobrenatural.

Em fevereiro de 1999, quando já adolescente, subindo a Rua Libero Badaró sentindo Largo São Francisco, vejo o livro "Sombras da Noite" do americano Stephen King na prateleira de um sebo, em promoção e com um preço ótimo, tão ótimo que meus poucos trocados me possibilitava comprá-lo. O comprei e este foi um dos melhores livros que já li em minha vida. 

Do ano de 1999 para cá eu já reli o livro algumas vezes, sempre ficando fascinada. Para quem é fã do gênero terror e fantasia o livro é um prato cheio. Stephen King é mesmo um gênio nesta área, escrevendo histórias excelentes, muitas delas inclusive sendo adaptadas para o cinema e a TV como: 

- O Ressalto (no filme Olhos de Gato) (1985)
- Ex-Fumantes, LTDA (no filme Olhos de Gato) (1985)
- Às Vezes Eles Voltam (1991)
- A Criatura do Cemitério (1990)
- O Passageiro do Futuro (1992)
- Colheita Maldita (1984)
- Mangler - O Grito do Terror (1995)
- Campo de Batalha (na minissérie Nightmares & Dreamscapes) (2006)
- Trucks - Comboio do Terror (1997)/Comboio do Terror (1986)

O livro "Sombras da Noite" tem como título original "Night Shift". Ele foi escrito no ano de 1976 e foi o primeiro livro de contos de Stephen King, sendo considerado por muitos a sua melhor coletânea de contos.

Veja um resumo dos 20 contos presentes no livro: 

Jerusalem's Lot: 
Em Chapelwaite, 1850 Charles Boone e seu fiel amigo Calvin McCaan, mudam-se para uma misteriosa mansão. O problema é que a mansão parece viva, soando misteriosos ruídos e apresentando arrepiantes manifestações. Nesta mansão, Charles acaba por encontrar um mapa que o levará a cidadezinha abandonada de Jerusalem's Lot. Porém uma expedição até lá poderá não ter um final tão feliz.

Detalhe: o conto é contado através de cartas.

Último Turno:
Limpar os porões de uma fábrica têxtil abandonada parece ser um bom jeito de levantar uma graninha para um grupo de trabalhadores locais. Mas quando eles entrarem no porão, perceberão que o mal inimaginável lá habita, e ver o nascer do sol novamente será uma dádiva.

Ondas Noturnas: 
Na cidade de Anson Beach, um grupo de sobreviventes de um vírus letal que dizimou a maior parte da população mundial se reúne sem expectativas de um futuro, desesperados e obrigados a encarar a nova realidade, os sobreviventes tentarão se unir para atravessarem esse pesadelo. Aparentemente trata-se de uma "side-story" da novela "A Dança da Morte" publicada um ano antes.

Eu Sou o Portal: 
Um astronauta que voltou da órbita venusiana suspetia que um orgasimo alienígena o está usando para sondar o planeta Terra e se preparando para atacar. O tal organismo habita no corpo do astronauta em forma de pequenos olhos em suas mãos. O astronauta decide que não deixará que o alien alcance seu objetivo, nem que para isso medidas drásticas sejam tomadas, mas se livrar dele não vai ser tão "fácil" quanto parece.

A Máquina de Passar Roupa: 
A lavanderia Blue Ribbon pode-se considerar a mais azarada de todos os tempos. Com o passar dos tempos "ingredientes" necessários para o invocamento de um demônio acabaram caindo sem querer dentro da máquina, incluindo o sangue de uma virgem, até que por fim uma das máquinas de passar roupas ficou possuída, e começou a aniquilar quem chegasse perto. Um policial percebe a verdade, e já que ninguém acredita nele, o jeito é ele mesmo praticar o exorcismo.

O Fantasma: 
Um homem assombrado pelas lembranças de que um misterioso monstro matou seus pequenos filhos encontra-se depressivo e inconsolável no divã de um psiquiatra. O homem conta dramaticamente sua perda, não achando que o doutor vá entendê-lo ou acreditá-lo, mas no fim, o pobre homem terá a maior das surpresas.

Massa Cinzenta: 
Um homem bebe uma cerveja com algo estranho nela. Depois de um tempo seu filho pede ajuda a seus amigos no bar. Mas depois de tanto tempo algo horrível aconteceu ao homem, e seus amigos precisarão de grande coragem para enfrentar o mau que se apossou dele.

Campo de Batalha:
Após eliminar seu alvo, um assassino profissional volta ao seu apartamento só para encontrar um pacote com um baú de brinquedos de guerra dentro. Dentre eles estão soldados, tanques, mísseis e etc... o que o assassino não contava era que os bonecos fossem de sua recente vítima, e estivessem vivos, prontos para vingar a morte de seu inventor, será uma batalha mortal sem brincadeira.

Caminhões:
Um grupo de pessoas fica sitiada em uma loja de conveniência num posto de gasolina após os caminhões ao redor criarem vida. Os veículos passarão por cima de todos que virem pela frente, e os sobreviventes se veem numa situação desesperadora.

Às Vezes Eles Voltam: 
Um professor relembra de como uma gangue assassinou seu irmão em sua frente quando era criança. Agora algo estranho acontece, a gangue voltou, e os marginais parecem não ter envelhecido um dia se quer, e estão dispostos a fazê-lo sua vítima. Qual o mistério por trás dessa tal gangue eterna, como um simples professor traumatizado poderá detê-los?

Primavera Vermelha: 
Num campus, vários estudantes foram mortos misteriosamente e de maneiras horríveis. O assassino nunca foi pego. A história nos remete ao presente, onde no mesmo campus novas vítimas começam a aparecer...

O Ressalto: 
Um magnata captura o amante tenista de sua eposa e o leva ao seu apartamento só para fazer-lhe uma proposta: se ele conseguir dar a volta no prédio utilizando apenas o ressalto, o tenista poderá escapar vivo, com uma bolada e a mulher. O tenista não tem outra escolha, será um longo caminho, com um final surpreendente.

O Homem do Cortador de Grama: 
Já que sua máquina de cortar grama está quebrada e seu jardim já está praticamente uma floresta, um homem decide contratar os serviços de um rapaz que fez um anúncio no jornal. O pobre coitado vai ter uma surpresa quando descobrir os métodos que o jardineiro utiliza para fazer seu trabalho, e sair vivo dessa vai ser difícil.

Ex-Fumantes Ltda:
Tentando largar o vício, e com a sugestão de um amigo, um homem resolve ingressar num estranho programa para parar de fumar. Os métodos são simples, se ele fumar, será torturado, se repetir, será a vez da esposa, e se continuar as coisas vão piorar. O homem não vê escapatória, o vício nunca foi tão terrível.

Eu Sei do que Você Precisa:
Um jovem rapaz, não muito atraente, consegue o coração de uma linda menina, mas como isso seria possível? Simples, de alguma maneira o rapaz parece saber exatamente do que a menina quer, encantando-a. Mas logo logo ela vai começar a desconfiar de que isso não pode ser normal, e as coisas vão ficar perigosas.

As Crianças do Milharal: 
Numa cidade abandonada, povoada por crianças psicopatas que eliminam qualquer adulto que virem pela frente, um jovem casal em crise deverá se unir para poder escapar das garras das crianças, quando seu carro quebrar nas proximidades, e a cidade abanonada parecer a melhor solução.

O Último Degrau da Escada:
Narra a triste história de um rapaz que uma vez salvou a irmã de morrer de uma queda no celeiro. Infelizmente ele não estava lá em todas as vezes que ela deu uma queda...

O Homem que Adorava Flores: 
Um estranho rapaz segurando um buquê cantarola feliz pela ruas, quem passa acha que ele vai de encontro com sua amada Nona, mas ele só encontra outras garotas que não são ela, o resultado do engano é fatal.

A Saideira: 
O conto é uma sequência direta da novela "A Hora do Vampiro", conta a história de dois homens que saem na nevasca para resgatar uma família. Os homens sabem que o frio é o menor dos perigos, e se todos saírem vivos dessa, vai ser uma sorte, afinal, 'Salem's Lot ardeu, mas o mal não morreu totalmente.

A Mulher no Quarto:
Pobre homem tem que assistir a mãe sofrendo numa cama de hospital, ele a ama demais, a decisão difícil cai sobre ele: eutanásia, ou deixar a mãe viver? Uma decisão que ninguém deveria ter que fazer, principalmente um filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário